netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Na Biblioteca Egas Moniz da Escola Secundária Nuno Álvares, dia 17 de Março, aconteceu mais um momento educativo da História da nossa região, “Dois olhares, Castelo Branco – 250 anos de História”, uma palestra proferida por José Teodoro Prata e Carlos Matos, sendo a promotora do evento a biblioteca da Escola Cidade de Castelo Branco, no âmbito da Semana da Leitura.

Dois olhares conjugou duas formas diferentes de observar alguns acontecimentos históricos: a forma de ver e analisar do historiador e a forma de ver do designer e do fotógrafo. José Teodoro e Carlos Matos são ambos professores deste Agrupamento e autores de diversas obras de monografia local. O professor Teodoro tem desenvolvido, ao longo dos anos, uma intensa e notável atividade ao nível da pesquisa histórica, que permite conhecer e divulgar o passado da região de Castelo Branco. O professor Carlos Matos tem apresentado, igualmente, trabalhos preciosos que documentam o devir histórico das terras albicastrenses.

Na palestra, a partir da obra O Concelho de S. Vicente da Beira nos finais do Antigo Regime,  abordaram-se questões do quotidiano, de economia demográfica das regiões envolventes do concelho de Castelo Branco, desde o início de séc. XVIII até ao princípio da República, bem como alguns aspetos relacionados com as invasões francesas. Pelas imagens pudemos compreender a evolução urbanística e crescimento de Castelo Branco. As imagens também nos revelaram aspetos relacionados com a passagem (e com o traje) dos soldados franceses e ingleses na sua trajetória por este concelho.

Foi, de facto, uma palestra em que as “histórias” da História a todos cativaram e enriqueceram, pelo seu conteúdo histórico, sociológico e cultural e que permitiu compreender que só podemos valorizar o presente quando conhecemos o passado, o nosso passado individual e social.