No dia 5 de junho, dois professores do Instituto Politécnico 05.06 Introducao Empreendedorismode Castelo Branco, Professor João Pedro Valente e Professora Veronika Kozlova, pais de uma aluna do 3º A da EB Nª Sra. da Piedade, desenvolveram atividades de introdução ao empreendedorismo, inseridas no Plano de Ação da Turma.

As temáticas centrais abordadas nas atividades foram:

1. Perfil de empreendedor (aptidões/criatividade/emoções);

2. Saída da zona de conforto;

3. Técnicas de formação de equipas;

4. Criação de união e espírito de grupo (nome de empresa e slogan);

5. Identificação de problemas;

6. Geração de ideias (Brainstorming);

7. Liderança e tomada de decisão;

2017 foi escolhido pela Organização das Nações30.05 Ric e Rock Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. O Clube Rik&Rok aproveitou esta iniciativa para, no 10º concurso Escolar, denominado Viajar na Nossa Terra, propor aos alunos a criação de um roteiro para um dia na nossa região.

Para lá da oferta de um livro digital com os trabalhos recolhidos nas diferentes escolas participantes, o Clube Rik&Rok trouxe-nos uma representação inspirada no mesmo tema, e que fez a delicia de todos.

Adorámos a peça e fazer o roteiro.

18 de maio de 2017 ficará certamente na memória 18.05 SP Dia dos museus 01de todos os meninos e meninas do 4º C . Este dia em que por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO), se abrem as portas dos museus gratuitamente, os alunos começaram por disfrutar de um saboroso lanche, num espaço rodeado de amoreiras e à sombra de oliveiras, cantaram os parabéns e brindaram à saúde do Ricardo.

Pelas 10.30 dirigiram-se ao Museu, assistiram a um momento musical, a cargo de um aluno da Escola de artes, participaram numa largada de balões e terminaram com a visita ao Museu. Todos os espaços visitados foram apreciados, especialmente a sala de experiências onde puderam a partir de casulos obter os fios de seda e o filme, visualizado numa sala em que até os bancos eram especiais, folhas de amoreira.

Acreditem, um dos espaços mais agradáveis da cidade, pelo menos para nós.

A Escola Básica da Senhora da Piedade recebeu, dia16 05 Intercambio Espanha 01 16 de maio, um grupo de 30 alunos, 3 professores espanhóis e uma professora de Língua e Cultura Portuguesa do Colégio Público Virgem de la Veja de Moraleja, Espanha, no âmbito de um intercâmbio escolar.

No período da manhã os alunos foram recebidos pela Direção do Agrupamento, pelo Senhor Presidente da Câmara e pelos alunos do 4º ano da Escola da Senhora da Piedade. A receção, feita pelos alunos do 4ºC foi em Castelhano e em Português, é que desde que se iniciou este trabalho, os alunos mostraram muito interesse nesta língua. Este primeiro momento terminou com a apresentação do hino do 4º C, música e letra original e que foi aplaudida por todos os presentes. Seguiu-se um jogo de apresentação, visita à escola e posteriormente os alunos foram divididos em três grupos, um visitou o Centro de Interpretação Ambiental, outro o Museu Cargaleiro e o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, estes dois últimos a visita foi guiada pelos alunos do grupo de trabalho "Descobrir as Histórias da Nossa Cidade.

Hoje foi dia de ir ao teatro, os alunos do 4º C dapinoquio Escola Básica da Senhora da Piedade tiveram oportunidade de assistir ao Musical de um clássico intemporal que encanta pela sua simplicidade e fala para as crianças de todas as idades, transmitindo uma mensagem suportada em valores que todas as crianças e pais adoram.

O espetáculo contou com a participação de seis atores que se desdobraram em várias personagens num sem fim de peripécias onde PINÓQUIO contou com a ajuda da Fada Azul e do Grilo (a voz da consciência) para poder sair das armadilhas dos malvados Zorro e Gata. Uma aventura com muita diversão e com uma mensagem pedagógica que nos ensina a sermos mais verdadeiros e solidários uns com os outros.