A oliveira, árvore bastante antiga, foi implementada2017.11.16 Apanha-azeitona-SP na Península Ibérica pelos Árabes no século VIII. Na nossa região as referências à plantação de oliveiras datam do século XIV e é no século XVI que o seu cultivo sofre um grande impulso na sequência da utilização do azeite na iluminação.

Hoje, esta árvore está na moda e faz parte do embelezamento arquitetónico de espaços públicos, jardins, casas, edifícios... A nossa escola não foge à regra, e como tal tem no seu pátio traseiro cinco lindas oliveiras. Este ano, os alunos do 3º ano decidiram colhê-la recriando uma atividade tão importante na economia familiar dos pequenos agricultores. Assim e depois de contactarem com alguns materiais utilizados em tempos passados meteram mãos à obra. E que obra! O trabalho rendeu mais de 200 Kg.

No final, depois de ensacadas as azeitonas recolhidas foram levadas ao lagar de azeite de António Gaspar Batista, na zona industrial de Castelo Branco. A este empresário e à D. Maria da Conceição, que nos emprestou os materiais necessários, o nosso muito OBRIGADO, sem eles este trabalho não teria sido possível.

Aprender brincando, convivendo, descobrindo o mundo que os rodeia, é esta a escola que queremos para os nossos alunos.

Comemorou-se no dia 14 de novembro o dia Mundial da2017.11.14 Dia-Mundial-Diabetes Diabetes, doença crónica, onde a quantidade de glicose no sangue é muito elevada.
Criado em 1991, pela Organização Mundial da Saúde, este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos da diabetes no mundo.

Sabendo que em grande parte a doença pode ser minimizada através do diagnóstico precoce, da manutenção de um estilo de vida saudável, baseado na atividade física regular na alimentação saudável e no controlo do peso corporal, as turmas B do 3º e 4º ano da Escola Básica da Senhora da Piedade assinalaram esta data.

Como prevenir é o melhor remédio, os alunos fizeram a medição da glicémia capilar, da tensão arterial e no final, porque o movimento é muito importante, participaram numa aula de Educação Física.

Agora que já sabemos os sintomas e as causas é muito mais fácil para todos compreender a importância da prevenção.

Esta comemoração com início em 1981,2017 09 Dia Mundial Alimentacao é uma maneira importante de consciencializar os nossos alunos sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

A Escola Básica da Senhora da Piedade assinalou este dia com uma palestra a cargo da Unidade de Cuidados Comunitários de Castelo Branco subordinada ao tema "Alimentação Saudável", que alertou os nossos alunos para a importância da alimentação tanto para o aspeto físico como mental. Uma criança que tem uma alimentação variada e correta possui mais disposição para realizar suas as atividades diárias e tem a sua autoestima melhorada.

Após a palestra, e como a ingestão de frutas é uma fonte de vitaminas e fibras, os alunos confecionaram para o seu lanche uma variada e colorida salada de frutas.

Uma alimentação saudável contribui para uma melhor qualidade de vida, então vamos todos colocar em prática os conselhos e conhecimentos adquiridos.

Aula-de-Expressoes-na-Casa-Amarela

Criar crianças criativas é mais fácil e divertido do que se possa imaginar e saber pensar de forma inovadora e sem limites é uma excelente ferramenta para a vida. Por isso, os alunos do 3º B da Senhora da Piedade e o 3º A da Faria de Vasconcelos do Agrupamento Nuno Álvares foram visitar a Exposição Nadir Afonso, mestre da abstração geométrica, que defendia que a arte é puramente objetiva e regida por leis da natureza matemática, que tratam a arte não como um ato de imaginação mas de observação, perceção e manipulação da forma.

O professor Carlos Matos orientou a visita e fez um pequeno workshop com as crianças.

Foi decerto uma experiência enriquecedora.

dia-mundial-do-coracao

É tempo de nos preocuparmos

No âmbito do Dia Mundial do Coração e como forma de alertar a comunidade educativa para as doenças do coração e a necessidade de prevenção, a Escola Básica da Senhora da Piedade, em colaboração com a Unidade de Cuidados Comunitários de Castelo Branco promoveu uma sessão de informação junto dos alunos de 3º e 4º ano.

Após esta atividade os alunos realizaram uma caminhada pois todos sabemos que o exercício físico é um dos meios de prevenção.

Esta atividade contou ainda com a colaboração de alguns encarregados de educação que se disponibilizaram para previamente fazer uma sessão mais prática.

O grande objetivo da atividade foi atingido, os alunos estão agora muito mais conscientes da necessidade de uma alimentação correta e da importância do exercício físico.

O coração é uma máquina fantástica e importante para viver, amar e sermos felizes! Vamos todos cuidá-lo!