Este ano letivo, a Turminha dos Escalos participa no projeto Heróis da Fruta, sendo a única escola do concelho de Castelo Branco.

Chegou a hora de pedir a vossa colaboração...

“É oficial:

Está aberta a competição mais saudável e divertida do ano!

Mais de 300 escolas portuguesas estão a participar na 2ª etapa da maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal e convidam a partir de hoje todos os adultos a votar nos Hinos dos Heróis da Fruta para ajudar a eleger os 80 finalistas.

A votação decorre até às 23h59 do dia 15 de março de 2018. Participe, seja solidário e habilite-se ainda a ganhar fantásticos prémios imediatos à sua escolha.” www.heroisdafruta.com

Clicando no link abaixo serão diretamente direcionados para o nosso hino. Poderão ouvi-lo e partilhá-lo usando o link de Facebook existente na mesma página. 

http://www.apcoi.pt/ heroisdafruta7/web/ hinodafruta/?idhino=297

Para ligar o número de telefone do nosso hino é 760 456 117 (Custo da chamada 0,60€+IVA).

TOCA A OUVIR, LIGAR OU PARTILHAR!

Anabela Pereira

2017.12.11 Historia do iogurte

 

 

A Turminha finalmente acabou o seu trabalho sobre o tema: A história do iogurte.
Foram dias de muito trabalho mas também de muita diversão. Aprendemos que o iogurte tem uma longa história e nutrientes essenciais que o tornam uma escolha saudável para o lanche.
Adorámos sobretudo experimentar novas técnicas e materiais que resultaram num trabalho colorido e divertido!

A Turminha participou este ano no concurso 2017.02.09 Tradicoes Beira Baixada Biblioteca Municipal de Castelo Branco intitulado: "As Tradições da Beira Baixa", nós escolhemos pesquisar e trabalhar o tema: "O madeiro".

Recolhemos as tradições da nossa terra perguntando aos nossos pais, avós... Depois fizemos este diorama da Igreja Matriz de Escalos de Baixo na véspera de Natal.

Recortámos, desenhámos, pintámos, colámos, moldámos... utilizando pacotes de leite, caixas de cartão, papel de revistas, lápis de pastel seco, gouache...

Os trabalhos a concurso estarão expostos de 15 de dezembro de 2017 a janeiro de 2018 na Biblioteca Municipal.

Visitem a exposição e votem no nosso trabalho!

A Turminha dos Escalos de Baixo aderiu ao 2017.11.30 Plantar Portugal-EB Escalos de BaixoMovimento que pretende que Portugal, Escolas, Freguesias e Municípios entre os dias 15 a 30 de novembro fossem ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para ajudar a Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

Na nossa escola desenvolvemos diversas actividades na semana de 20 a 24 de novembro.

Ao longo da semana a Turminha plantou sementes de pinheiro bravo e bolotas de sobreiro em vasos reciclados feitos e decorados por nós. Conhecemos as principais espécies autóctones (sobreiro, azinheira, carvalho, freixo, medronheiro...) e a sua importância nas nossas florestas.

No dia 10 de novembro, festejámos o Magusto na 2017.11.10 Magusto-EB-de-Escalos-de-Baixonossa escola. Juntaram-se a nós os alunos do Jardim de Infância e os utentes do Lar de São Silvestre dos Escalos de Baixo.

Pelas 14h00 começámos a reunir-nos no pátio da nossa escola. A Gabriela despejou a caruma das sacas, juntou as castanhas e acendeu a fogueira. Passado algum tempo, começaram a estalar as primeiras castanhas. Foram retiradas para uma caixa, e depois chegaram aos nossos cartuchos. Estavam quentes e boas!

Partilhámos um delicioso lanchinho e ficámos todos enfarruscados. Foi uma tarde bem passada! O nosso Verão de São Martinho chegou quando o vento deu tréguas e foi-nos possível acender a fogueira.

Aproveitámos para publicar no nosso blog de turma: www.aturminhadosescalos.blogspot.com a notícia. Convidamos-vos a visitá-lo e a deixarem as vossas mensagens.

A turminha dos Escalos de Baixo