No dia 19 de maio veio à escola da Mata a Professora CéliaHora do Conto Mata para nos contar a história: "O patinho e o grandioso Guzzlegust." Esta foi-nos contada através de um kamishibai, utilizando onze lâminas desenhadas com grande perfeição e criatividade pelo Professor Barreto.

A história resumia-se a um senhor muito rico, poderoso e demasiado egoísta que tirou ao patinho, a única coisa que ele tinha no mundo, o seu charco. Como o patinho tinha amigos: a raposa, o riacho, a escada, juntos conseguiram devolver-lhe a única coisa que ele possuía. No final o grandioso Guzzlegust tornou-se amigo do patinho e juntos tomaram banho no charco. As lições que podemos tirar deste conto são: não devemos ser egoístas, mas partilhar com os outros; não desistir dos nossos sonhos e ser corajoso; a união faz a força.

No dia 13 de dezembro,mata3 na missa do meio dia, fizemos a nossa festa de Natal.

Entrámos na igreja vestidos de camponesas e pastores, com as ofertas próprias da vida do campo, para oferecer ao Menino Jesus.Participámos ativamente na celebração e entoámos lindas canções de Natal.

Os nossos pais, avós, pessoas amigas, o Senhor Presidente da Junta e o Tesoureiro, o Professor João Peixoto e toda a comunidade da paróquia da Mata estiveram connosco e adoraram a nossa festa.