A demonstração de conceitos relacionados com a alimentação e estilos de vida saudável, bem como a originalidade e a criatividade presente no trabalho da nossa escola, merecem a distinção de 2º lugar do Desafio Curte Iogurte 2017/2018.

Na escola, alunos e professores participaram no projeto educativo, envolvendo todas as áreas curriculares, dinamizando atividades de sensibilização para a mudança de hábitos alimentares, nomeadamente os lanches tornaram-se mais adequados nutricionalmente, contribuir para a prevenção da obesidade infantil, promovendo hábitos de vida saudável, com a inclusão de uma correta alimentação e da prática de exercício físico.  

Os alunos participaram com muito entusiasmo nas atividades desenvolvidas.

Até ao próximo desafio!

 

Promover a harmonia, escutar e ajudar, foram objetivos conseguidos pela Encarregada de Educação, Professora Cidália Folgado, na sessão de leitura desenvolvida na aula de Educação para a Cidadania do 4º ano de escolaridade. A história do Super Reikinho, um Super Herói, que nos ajuda a partir de descrições e experiências. Uma aventura de autodescoberta explicando os cinco princípios do Reiki que nos ajudam a melhorar o nosso dia-a-dia.

As palavras tiveram o poder de nos acalmar, sentir e concretizar.

 Os alunos do 4º A

Os alunos do 4º ano, da Escola Básica da Boa Esperança, realizaram uma visita ao Museu da Seda em Castelo Branco. Dar a conhecer o património e o espaço cultural mais recente da nossa cidade foi o intuito da nossa visita.

Fomos recebidos pelo Diretor do Museu, Dr. Manuel Barreto que a partir da história seda nos envolveu no ciclo da vida do bicho da seda, processo da produção da seda natural e a sua utilidade.

Todos os espaços visitados foram apreciados, especialmente a sala de experiências onde verificamos que a partir de casulos se obtêm os fios de seda e no caso dos casulos brancos podem-se desfiar 1500 metros de fio de seda. Observamos as diferentes etapas da seda, até obter os magníficos bordados de Castelo Branco.

Esta visita foi de muito interesse para todos nós, mas gostaríamos de visitar novamente o museu para podermos observar os bichos da seda.

Os alunos do 4º A

Na Escola Básica da Boa Esperança decorreram por diversos 2017 16.06 Curte Iogurte Escola Boa Esperancadias algumas atividades relativas ao Concurso "Curte Iogurte". Nas salas de aula foi abordado o tema "História da origem do iogurte", a partir do qual se propôs aos alunos, a criação de uma história e a elaboração de fantoches com as personagens da mesma. Esta foi apresentada no átrio da escola a todos os alunos, professoras e funcionárias.

Com a finalidade da reciclagem, decoraram garrafas de iogurte com a personagem "Guigas", as quais foram utilizadas em jogos tradicionais pelos alunos.

No intuito de sensibilizar para uma alimentação saudável e económica, procedeu-se à confeção de iogurtes naturais, onde todos tiveram uma ação interventiva e degustativa com adição de fruta em detrimento do açúcar.

Todos os alunos participaram com entusiasmo e dinamismo em todas as atividades sugeridas.

2017.11.13-Magusto-Escola-Boa-Esperanca

 

 

No dia 13 de novembro, para assinalar o dia de São Martinho realizou-se na nossa escola o tradicional magusto. Sempre muito aguardada todos os anos, esta atividade conta com a participação de toda a comunidade escolar, proporcionando momentos de alegria, convívio, reviver tradições, entre alunos, professoras e funcionárias.

Quando finalmente prontas, as castanhas foram saboreadas em ambiente de grande animação, onde não faltou a concertina de um aluno.