No dia 31 de janeiro, nós, os alunos da turma do 2.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco, fomos visitar o Museu Cargaleiro.

Nós observámos com muito interesse as obras de Manuel Cargaleiro e dos seus amigos. As obras deste artista são fantásticas. Têm muita cor, formas geométricas e padrões.

No final pintámos um azulejo cada um. Adorámos a visita! Tivemos pena de não encontrar o mestre Cargaleiro para o aplaudirmos.

Turma do 2.º A, CCB

A convite da Engenheira Ana Sofia Domingos, 2017.11.24 Visita lagarTécnica Responsável da Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), mãe e encarregada de educação do aluno David Domingos, as Turmas de 4º ano, da Escola Cidade Castelo Branco, tiveram oportunidade de visitar o Lagar "Fio da Beira", no "Dia Mundial da Oliveira", onde vivenciaram todo o processo de transformação da azeitona desde a sua colheita até ao azeite. Foi uma experiência muito pedagógica e enriquecedora para as crianças.

No dia 24 de novembro, fomos ao lagar "Fio da Beira" comemorar o Dia Mundial da Oliveira. Saímos da escola e fomos para o autocarro. Quando chegamos ao lagar deram-nos camisolas.

No dia 26 de Outubro, quinta-feira, os alunos do 4º ano 2017.10.26 Museu-da-Sedada Escola Cidade de Castelo Branco foram ao museu da seda.

O aluno Afonso Galvão do 4º A descreveu a visita:

- Fui ao museu da seda com a minha turma e nesse museu aprendi várias coisas sobre a seda. Primeiro, ouvi uma história sobre a seda que era assim:

Era uma vez uma princesa que estava a beber chá à sombra de uma amoreira e, de repente, cai um casulo no seu chá. Nesse momento, a princesa decidiu chamar o seu marido para ver aquilo.

Assim, na China foi descoberta a seda e tornou-se um segredo. O príncipe disse que se alguém revelasse aquele segredo seria decapitado.

13 06 CCB Jose Pires

 

No dia 13 de junho, os alunos do 2º ano, da EB Cidade de Castelo Branco e da EB1 da Boa Esperança tiveram uma Hora do Conto muito especial, pois o convidado foi o Dr. José Pires, que veio desvendar alguns segredos de uma história que, só no próximo ano, estará em livro.

Falou de três castelos, de bruxas malvadas, de capas mal lavadas, e de noites mal sonhadas... Pois é... sempre a rimar e a fazer jogos com as palavras, arte em que ele é exímio.

O Professor José Pires foi presenteado, festivamente, com um manjerico e uma quadra, por ser dia de Santo António.

Os alunos do 9.º ano da Escola Cidade 21 04 CCB Visita Portode Castelo Branco fizeram uma visita ao Porto, no dia 21 de abril.
Começámos por conhecer o Museu de Serralves, onde estão expostas as maravilhosas obras de Joan Miró, pintor conhecido pelas suas obras metamórficas. Vimos ainda uma exposição e arte contemporânea.

À tarde fomos todos à livraria Lello, que inspirou a autor dos livros do Herry Potter, e à Igreja dos Clérigos, muito antiga e com pinturas e quadros com muito para dizer. Depois passámos pela Avenida dos Aliados, estação ferroviária de São Bento, com os seus painéis de azulejos, igreja da Sé e residência do bispo, que foi na Idade Média o senhor da cidade.