13 06 CCB Jose Pires

 

No dia 13 de junho, os alunos do 2º ano, da EB Cidade de Castelo Branco e da EB1 da Boa Esperança tiveram uma Hora do Conto muito especial, pois o convidado foi o Dr. José Pires, que veio desvendar alguns segredos de uma história que, só no próximo ano, estará em livro.

Falou de três castelos, de bruxas malvadas, de capas mal lavadas, e de noites mal sonhadas... Pois é... sempre a rimar e a fazer jogos com as palavras, arte em que ele é exímio.

O Professor José Pires foi presenteado, festivamente, com um manjerico e uma quadra, por ser dia de Santo António.

Os alunos do 9.º ano da Escola Cidade 21 04 CCB Visita Portode Castelo Branco fizeram uma visita ao Porto, no dia 21 de abril.
Começámos por conhecer o Museu de Serralves, onde estão expostas as maravilhosas obras de Joan Miró, pintor conhecido pelas suas obras metamórficas. Vimos ainda uma exposição e arte contemporânea.

À tarde fomos todos à livraria Lello, que inspirou a autor dos livros do Herry Potter, e à Igreja dos Clérigos, muito antiga e com pinturas e quadros com muito para dizer. Depois passámos pela Avenida dos Aliados, estação ferroviária de São Bento, com os seus painéis de azulejos, igreja da Sé e residência do bispo, que foi na Idade Média o senhor da cidade.

No dia 8 de maio, cinquenta alunos do 2º ciclo da Escola 08e09 05 CCB Notícia  Pmate aveiro 2017Cidade de Castelo Branco foram à Universidade de Aveiro, onde participaram na prova "Diz+", um jogo online que testa os conhecimentos das disciplinas de matemática, ciências e português.

Os alunos envolvidos participaram em equipas de dois e obtiveram ótimos resultados, tendo a escola alcançado um honroso 4º lugar nacional.

A equipa constituída pelas alunas Maria Eduarda Águas e Leonor Rebelo destacou-se, tendo obtido a medalha de prata, para regozijo dos alunos da escola, que aplaudiram a entusiasticamente a dupla, quando esta subiu ao pódio.

Esta viagem possibilitou também aos alunos uma visita à cidade de Aveiro, bem como à Costa Nova e à praia da Barra.

Os alunos envolvidos manifestaram o seu agrado pela participação neste tipo de atividades, reconhecendo que é uma mais-valia para as aprendizagens, visto que nelas se aliam conhecimentos interdisciplinares à natureza lúdica e competitiva das provas.

No dia 10 de maio, as turmas de 4ºano da Escola 10 05 CCB Dia Europa Valência AlcântaraCidade Castelo Branco deslocaram-se a Valência de Alcântara, em Espanha, para participar nas atividades comemorativas do "Dia da Europa".

Participaram cerca de 200 alunos com idades de 9 e 10 anos. Metade espanhóis e metade portugueses.

Com saída por volta das 7h30min e depois de uma longa viagem de autocarro, chegou-se a Valência de Alcântara por volta da 11h. Aí, um elemento da polícia espanhola, que aguardava a chegada dos alunos da Escola Cidade Castelo Branco, abriu caminho ao autocarro e guiou-o até ao estacionamento onde esperavam dois dos organizadores deste evento. Alunos e professoras foram conduzidos pelas ruas desta simpática vila até ao castelo onde iriam ser realizadas as atividades. Chegados ao local, formaram-se equipas constituídas por um elemento de cada turma de todas as escolas participantes.

30 3 CCB Poetas-e-cantores

 

 

No passado dia 30, pelas dezoito horas, decorreu, na Escola Cidade de Castelo Branco, no âmbito da Semana da Leitura, o Recital Versos e Melodias, cujos participantes proporcionaram, ao auditório, um final de tarde muito agradável, em que se conjugaram, harmoniosamente, poemas e músicas do agrado de todos.