netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Com o intuito de contextualizar aprendizagens feitas na sala de aula 18.11 CCBeNA visitamuseuCargaleiro 9ano 3e também de dar a conhecer o património e um espaço cultural de excelência albicastrense, as professoras de História e Educação Visual que lecionam o nono ano de escolaridade, nas escolas Cidade de Castelo Branco e Nuno Álvares, convidaram os seus alunos, durante o mês de novembro, dias 11,17, 18 e 26 a visitar o Museu Cargaleiro. Esta visita realizou-se em colaboração com os serviços educativos desta instituição. Durante as visitas, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a vida, a obra deste importante artista, bem como, de outros artistas com quem este foi privando ao longo da sua vida, tais como Picasso, Vieira da Silva, entre outros. Ficam dois testemunhos de quem participou.

No dia 18 de novembro, as turmas do 9º ano da Escola Cidade de Castelo Branco visitaram o Museu Cargaleiro, no âmbito das disciplinas de História e Educação Visual, acompanhados pela professora Maria de Lurdes Lopes e Alda Sanches. Interessava-nos conhecer a obra do pintor albicastrense internacionalmente conhecido, Manuel Cargaleiro, e conhecer características da pintura cubista, abstracionista, expressionista e futurista.

 

18.11 CCBeNA visitamuseuCargaleiro 9ano 1Este artista plástico nasceu no dia 16 de março de 1927 e iniciou a sua vida artística com exposições em cerâmica, sendo professor nesta área. Mais tarde, decidiu dedicar a sua vida à pintura, tornando-se muito conhecido pela sua extensa galeria de obras de arte. O seu trabalho dispersa-se pela cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho, como pudemos observar. Foi interessante descobrir que se inspirou em trabalhos feitos por sua mãe, utilizando muitos motivos geométricos. Para além desta temática, focou-se na pintura de cidades, pelas quais tinha um grande fascínio, sendo exemplificativa a obra "Estrela Do Mar".

O Museu Cargaleiro situa-se no coração da zona histórica da cidade albicastrense e é constituído por dois edifícios contíguos, o Solar dos Cavaleiros, palacete do século XVIII, e um edifício contemporâneo.
Aquele espaço cultural, para além da exposição permanente de obras de arte, oferece um conjunto de serviços, destacando-se o Serviço Educativo, a Biblioteca de Arte/Centro Documental, uma Loja e um pequeno anfiteatro no exterior onde se realizam diversas atividades e espetáculos.

António Machado Gouveia Ferreira, 9º B, CCB

 

No passado dia 11 de novembro, a turma A, do nono ano, da Escola Secundária Nuno Alvares, visitou o Museu do Cargaleiro, em Castelo Branco, no âmbito da disciplina de História e Educação Visual, tendo sido acompanhados pela professora Lurdes Lopes e Ana Luísa Pinho. Nesta visita, foi possível observar várias obras e coleções de cerâmica de Manual Cargaleiro.

No 1º edifício foi-nos possível observar a coleção de cerâmica dos séculos XIX e XX, adquirida por Cargaleiro ao longo da sua vida. Esta coleção foi muito apreciada pelos alunos que demonstraram interesse e desejo em saber mais sobre aquela época e sobre o modo como as peças da coleção eram produzidas e utilizadas.18.11 CCBeNA visitamuseuCargaleiro 9ano 2

No 2º edifício os alunos conseguiram observar pinturas e esculturas do Mestre Cargaleiro e de outros artistas. Neste edifício, apreciamos vários trabalhos, mas o que atraiu mais a atenção dos alunos foi uma porta reutilizada por Cargaleiro onde este desenhou e escreveu o nome de todas as localidades do distrito de Castelo Branco.

No final, os alunos elogiaram o trabalho da guia e do Mestre acabando, também, por tirar uma fotografia de grupo. Por pouco não nos saiu a " sorte grande" de poder conhecer pessoalmente o Mestre que estava em Castelo Branco, mas um atraso na sua agenda, não tornou possível esta oportunidade

Andreia Tavares,9ºA, NA