Este ano, a Escola Cidade de Castelo Branco iniciou o Dia Eco-Escola, 5 de junho, também Dia Mundial do Ambiente, com uma parte significativa de alunos, professores e funcionários, a deslocar-se a pé para a escola. A localização do estabelecimento de ensino numa periferia da cidade, dificulta as deslocações a pé devido às grandes distâncias a percorrer, contudo, muitos corresponderam ao apelo e algumas turmas até se organizaram com os respetivos diretores de turma para fazerem a deslocação do seu bairro até à escola, a pé.  

 

Os alunos Clube Europeu, do programa Eco-escolas e da turma do 7.ºE (2017/18) estão a dar continuidade a um trabalho de georreferenciação das espécies arbóreas e arbustivas da nossa escola. Pretende-se fazer a georreferenciação de todas espécies - associar a cada espécie a sua localização absoluta, ou seja, atribuir um valor de latitude, longitude e altitude, com a utilização dos receptores de GPS que a escola possui. Este trabalho está a ser complementado no terreno, com a colocação de novas placas que identificam as espécies e um QR Code para cada uma. Desta forma, qualquer elemento da comunidade escolar poderá conhecer as árvores que com eles crescem e, se tiverem nos seus dispositivos móveis um leitor de QR code, podem aprofundar os seus conhecimentos sobre a biodiversidade vegetal existente nos nossos espaços verdes.


Explora o mapa interativo! (Clica na imagem)

Todas as semanas, novas espécies serão georreferenciadas.

A comunidade educativa e membros do Conselho Eco-escolas, 2017.10.26 CCB Hastear Bandeira verdereuniram-se, na Escola Cidade de Castelo Branco, no dia 26 de outubro, para a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, no âmbito da Escola + Amiga do Ambiente e do projeto Eco-Escolas.

Aos alunos, professores e funcionários, juntaram-se o Senhor Vice-Presidente da Câmara, o presidente da Associação Cultural e Desportiva da Carapalha e vários encarregados de educação. O Diretor do Agrupamento e o Vice-presidente da Câmara dirigiram aos alunos, palavras de reconhecimento e de incentivo à continuação do bom trabalho ambiental que se tem feito na escola. O grupo de Percussão animou o evento que terminou com um pequeno-almoço convívio, na sala de professores, onde participou a maioria dos elementos do Conselho Eco-Escolas.

Esta já é a nona Bandeira Verde que a Escola Cidade de Castelo Branco conquista como símbolo de qualidade ambiental e reconhecimento do trabalho de todos os que contribuem para a sustentabilidade ambiental.