Mais um ano mais uma “Volta olímpica”!Noticia-Volta-Olimpica-1

A prova consiste em programar o robô Lego Mindstorms a contornar determinadas mesas da sala de modo a que, o robô, realize uma volta completa autonomamente. 

Quatro equipas competiram entre elas de modo a conseguir programar todas as ações, direções, velocidades de cada momento do robô… 

Não é tarefa fácil, mas com perseverança e astúcia é possível concretizar a prova!

Este anos  houve duas equipas a conseguir finalizar a prova olímpica!

Aqui estão eles:

João Esteves, André Lucas e Tomás Marques

e

David Nunes, Rodrigo Correia e Daniel Nunes

Noticia-Volta-Olimpica-2

A Informática tem inúmeras aplicações, no entanto para aquelesClube Robotica que se iniciam no domínio da programação nem sempre se torna fácil observar a nível físico o resultado da programação efetuada.

A Robótica é uma das situações em que essa visualização se torna possível, e quando aliada ao processo de aprendizagem pode-se tornar uma valiosa ferramenta de motivação com vista ao alargamento de conhecimentos, já que a Robótica inclui matérias como Mecânica, Informática, Física, Matemática e Eletrónica.

Assim a possibilidade de proporcionar aos alunos esta experiência interdisciplinar e alargar os seus conhecimentos levou à criação deste clube.

O Clube de Robótica tem como objetivo de cativar os alunos, através elaboração, construção e programação de Robôs, para a área da Robótica tentando que este projeto seja abrangente, educativo e, acima de tudo, lúdico, já que também se pode aprender brincando.

Clube de Robótica 2015/2016

Primeira prova superada!LEGO olimpiadas

O clube de robótica não para! Após a construção dos robôs que fizeram folhear, e muito, o manual de instruções e de “puxar” pela cabeça para entender como construí-lo, iniciou-se uma nova fase!

Começou a época das provas desportivas!

Primeira Prova: Volta olímpica!

A prova pretende que os alunos consiga programar o robô para que este autonomamente possa realizar uma volta de 10 metros circundando as mesas.

Como primeira prova foi dura… Houve por parte dos alunos a necessidade de consciencializarem-se das inúmeras variáveis existentes no controlar robô.

No entanto houve vencedores!

Parabéns ao Rodrigo Mendonça, João Pires e Miguel Raposo.

 

 

Volta Robotica 1Volta Robotica

O clube de robótica não para! Com o início deste novo período letivo, o clube de robótica colocou um novo desafio aos seus alunos! O desafio consiste em construir robôs com diferentes tipos de locomoção de modo a superar barreiras com um grau de dificuldade assinalável.

Os alunos imediatamente puseram-se a inventar... Entre algumas das suas invenções vamos mostrar, esta semana, um dos primeiros robôs criados pelos alunos com uma locomoção diferente do habitual.

Aqui está o vídeo:

https://drive.google.com/file/d/0B-4K7ApF0EpvZVA5Ym84Wnk1Wlk/edit?usp=sharing